Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Incaper dá dicas de agroturismo para diversificar lazer no verão

    há 15 anos

    Os famosos balneários do Espírito Santo, como Anchieta, Manguinhos, Vila Velha e Guarapari, recebem centenas de visitantes no verão, interessados em relaxar nas belas praias do litoral capixaba. Entretanto, estes locais também oferecem outras opções de lazer. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), preparou um roteiro de agroturismo como opção para ampliar a programação de férias de capixabas e turistas.

    Que tal tirar um dia para conhecer as exuberantes paisagens do Estado, entrar em contato com a lida no campo, consumir produtos saudáveis e experimentar as particularidades da agroindústria local? É o que sugere a coordenadora do Programa de Agroturismo do Incaper, Maria das Dores Perim.

    O passeio alternativo no meio rural é uma novidade para muitas das crianças que vivem na cidade e estão acostumadas com o lazer apenas na praia. Muitas delas nunca tiveram a oportunidade de ver de perto uma galinha ou uma vaca sendo ordenhada. Conhecer a vida no campo e ter contato com a natureza e com os animais é um rico aprendizado, afirma.

    Para que isso ocorra, não é preciso viajar muitas horas para cidades do interior. Na zona rural de Vila Velha, por exemplo, a poucos minutos do centro, as propriedades dos circuitos de agroturismo recebem grupos de crianças e adolescentes para visitas, que incluem contato com animais, passeios por trilhas ecológicas, comercialização de produtos caseiros, dentre muitas outras atrações.

    De acordo com o diretor presidente do Incaper, Gilmar Dadalto, o Instituto participa do fomento ao agroturismo no Espírito Santo por meio da assistência técnica aos produtores rurais e da elaboração das rotas e circuitos pelas propriedades rurais. Durante todo o ano são realizados cursos sobre a confecção de produtos artesanais e alimentos caseiros para serem oferecidos aos visitantes e organizados eventos ao ar livre, como caminhadas ecológicas, disse ele.

    Vila Velha

    A 15 km do centro de Vila Velha e às margens do Rio Jucu está o Rancho Forte, que oferece passeios a cavalo e de charrete; trilha pelo seringal, onde é possível conhecer a extração do látex das seringueiras; visita às ruínas jesuíticas, que datam no início do século XVIII; manuseio de plantas na horta; viveiro de pequenos animais; entre outras atividades. No local pode-se ainda degustar comida caseira e pratos típicos no Estado, no restaurante com vista para o Rio Jucu.

    Para mais obter informações pode-se acessar o site www.ranchoforte.com.br ou pelo telefone

    Bem próximo está também a Fazenda Rico Caipira, que apresenta criação de gado de leite, preservação do meio ambiente com 25 hectares de Mata Atlântica e produção de iogurte e outros produtos lácteos. Está aberto para visita à propriedade, à fábrica e lojinha de produtos. O site da Fazenda é www.ricocaipira.com.br e o telefone é (27) 3244-4404.

    A fazenda Liberdade do Xuri fica a 22 km do centro de Vila Velha e a apenas 6 km da Rodovia do sol. As atrações incluem passeios a cavalo, charrete, ponte que balança, tirolesa, contato com animais como galinhas, gansos, perus, patos, preás e pavões, com bois e vacas, além de piscinas e playgroud. Contato: (27) 3033-0099 / 9981-2230.

    Guarapari

    Em Guarapari, apenas 12 km de distância separam as praias da região serrana do município, que apresenta clima ameno e belas paisagens naturais, como matas, vales, montanhas, cachoeiras, quedas dágua, cavernas, grutas, e ainda propriedades rurais que apresentam a atividade agropecuária e comercializam produtos caseiros.

    Uma das regiões que oferece diversos atrativos para visitantes é o distrito de Rio Calçado, localizado a partir do km 4 da ES-388 , que se inicia no Km 318 da BR 101 Sul, com acesso por 3 vias: Amarelos, Trevo Guarapari e Viana.

    Comunidade de Rio Claro

    - Grutas Nossa Senhora das Graças e Caverna Pés dos Quilombolas Propriedade do Sr. Pedro Rosa - 9978-1448

    - Produtos agroindústria (Dona Cecília) 99538023

    Comunidade de Mucambo

    - Pesque-pague Bom Jesus Manoel Lima da Vitória 98166714

    Comunidade Amarelinhos

    - Produtos naturais como mel, palmito, frutas diversas Sitio Santa Giulia 9955-5342

    Comunidade de jacarandá e Pernambuco

    - Queda dágua, piscinas naturais, cachoeiras, trilhas e caminhadas Hideraldo 98698553

    Comunidade Nova Esperança

    - Piscina natural, área de camping com casa centenária, caminhadas, trilhas, banho no rio e produtos caseiros como queijo, pão, licores etc.

    Rosangela 99221816;

    Comunidade de Almirante

    - Vista panorâmica dos vales

    - Produtos caseiros (biscoitos, Paes, cocadas, brevidade, panetone e muitos outros) Aparecida e Francisca Saith 98646824.

    Serra

    Na Serra, próximo às belas praias de Jacaraípe, Manguinhos, Nova Almeida e Carapebus, pode-se encontrar também quatro circuitos agroturísticos: Guaranhuns, Muribeca, Pitanga e Das Águas, que proporcionam ao visitante entrar com contato com o dia-dia do campo, apreciar belezas naturais e consumir produtos confeccionados pelos agricultores familiares locais.

    No Circuito Guaranhuns, o Sítio Recando Mestre Álvaro, que está localizado em Serra-Sede, no entorno norte do monte Mestre Álvaro, é uma boa opção. O sítio possibilita ao turista passear por trilhas ecológicas, banhar-se em bica natural, passear a cavalo ou de charrete, além de experimentar uma deliciosa comida no fogão à lenha.

    Funcionamento: De quinta a domingo e feriados das 10 às 18 horas.

    Contato: (27) 3074-7445 / 9839-5484

    Ainda no mesmo circuito, está a Fazenda III Marias, que oferece café colonial, banho na represa, passeio a cavalo e de charrete, rapel, trilhas ecológicas e pesque-pague. No local também são comercializados produtos como geléias, doces, queijos, iogurtes, licores, pães e bolos.

    Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h (através de agendamento)

    Contato: (27) 9231-8786 Srª Márcia e Sr. Rodrigo Ribeiro

    E-mail: mardettmamm@hotmail.com

    No Circuito Pitanga está a Fazenda Rosiqueli, que oferece um delicioso café colonial com variedade de bolos, cuscuz, arroz doce, banana da terra, batata doce, tortas e sucos naturais de frutas colhidas na própria fazenda.

    Funcionamento: Aos domingos e feriados, das 16 às 19h30, com agendamento antecipado.

    Contato: (27) 3341-1161 Srª Celina Ribeiro

    Mais informações acessar o site da Prefeitura Municipal da Serra

    Anchieta

    O passeio pelo Circuito dos Imigrantes fica a apenas quatro quilômetros da sede de Anchieta e pode ser feito em uma tarde. Em um percurso de 45 quilômetros, o visitante pode conhecer a cultura dos imigrantes italianos e passar por diversas propriedades que apresentam alambiques, produção de picolés, artesanato e produtos da agroindústria local, como pães, biscoitos, macarrão, entre outros.

    Comunidade Baixo Pongal

    Fábrica de picolés da família Murinari, telefone: (28) 99454048;

    Comunidade Alto Pongal

    Artesanato em coco, Ney: telefone: (28) 3536-6091

    Casa da Nona Produção de massas, pães, salgados típicos, pizzas, lazanhas entre outros. Também oferece almoço com agendamento prévio, telefone: (28) 35366002

    Comunidade Alto Joeba

    Proprieddae da família Vetorazzi Produção de flores e alambique (cachaça joeba serrana) telefone: 99552696

    Propriedade João Bono: Esculturas em madeira e gruta de pedra telefone: (28) 3536-6162.

    Informações à Imprensa:

    Assessoria de Comunicação - Incaper

    Lorena Fraga

    lorenafraga@incaper.es.gov.br

    Tels.: (27) 3137-9868 / 9866 / 9888 / 9850-2210

    • Publicações1941
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações154
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incaper-da-dicas-de-agroturismo-para-diversificar-lazer-no-verao/604420

    Informações relacionadas

    Adrualdo Monte Alto, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Chácara: O que preciso saber antes de comprar uma

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)