Carregando...
JusBrasil - Política
24 de abril de 2014

Sejus realiza formatura de 112 detentas de Cariacica em cursos profissionalizantes

Publicado por Governo do Estado do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

O galpão de trabalho da Penitenciária Feminina de Cariacica, em Bubu, será transformado em picadeiro às 14 horas desta terça-feira (07). Para colocar em prática as aulas de Ornamentação de Festas com Balões, 80 detentas vão decorar o espaço no qual receberão certificados pela conclusão de curso. A festa marca também a formatura de outras 32 mulheres, que participaram das aulas de Manicure e Pedicure.

A formatura contará com apresentações do grupo circense Circo do Céu, além de quitutes típicos, como algodão-doce e maçã do amor. Os dois cursos são resultado do projeto Maria Marias, que completa cinco anos de criação. Para receberem o certificado do curso de Ornamentação de Festas com Balões, as mulheres tiveram 16 horas/aula. O curso de Manicure e Pedicure teve 160 horas/aula de carga horária.

Fruto da parceria entre Secretaria de Estado da Justiça, Departamento Penitenciário Nacional, Sebrae, Senac, Senai e Sesi, o Maria Marias beneficiou mais de 1.500 mulheres. Em cinco anos, foram oferecidos cursos de costura industrial, confeitaria, doceira, salgadeira, escova, corte de cabelo, entre outros. São aulas ministradas por instituições reconhecidas nacionalmente, como o Senac e o Senai. As mulheres depois podem desenvolvê-las na ambiência do lar, explica a diretora de Ressocialização Quésia da Cunha Oliveira.

Eram mulheres jovens, mães de mais de um filho, mas que nunca tinham trabalhado, lembra a diretora de Ressocialização, Quésia da Cunha Oliveira. Vimos a necessidade de trabalhar a capacitação com um foco: o empreendedorismo, pontua. Em alguns cursos, como o de manicure, compramos kits - para distribuir no momento da soltura - com o equipamento necessário para fazerem unha, revela Quésia.

Para o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, a oferta é essencial para o fortalecimento das mulheres na vida fora do sistema prisional. A mulher sem uma atividade produtiva se torna frágil no meio social e pode acabar voltando para o crime, sendo mais uma vez instrumento do tráfico. Trabalhamos sempre para fortalecê-las, com cursos que possam gerar uma fonte de renda autônoma no futuro, enfatiza o secretário.

Serviço:

Formatura do Maria Marias

Data: 07/06/2011

Local: Penitenciária Feminina de Cariacica, em Bubu

Horário: 14 horas

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus

(27) 3636-5732

Rafael Porto

(27) 9955-5426

rafael.porto@sejus.es.gov.br

Rhuana Ribeiro

(27) 9933-8195

rhuana.ribeiro@sejus.es.gov.br

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-es.jusbrasil.com.br/politica/7119685/sejus-realiza-formatura-de-112-detentas-de-cariacica-em-cursos-profissionalizantes