Carregando...
JusBrasil - Política
23 de abril de 2014

Escola Sebastiana Grilo orienta alunos sobre conjuntivite

Publicado por Governo do Estado do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Com o aparecimento de casos de conjuntivite na comunidade escolar, os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastiana Grilo, em Pancas, participaram de uma orientação sobre a doença. A iniciativa foi realizada nas aulas de Educação Física, que também trabalhou os primeiros-socorros no esporte.

O professor Wilson Salume Marino ressaltou a importância do tema, uma vez que 97 alunos e seis professores foram contaminados. Muitos não sabiam o que era a conjuntivite e encaravam como uma simples alergia. Então, reuni os alunos e trabalhei os tipos da doença, as formas de contaminação, a prevenção e o tratamento.

Ainda segundo o professor, os estudantes compreenderam as informações e vão socializá-las com outros colegas e também com a família. A escola necessita de viabilizar atitudes preventivas. Conscientizar o aluno é uma maneira de disseminá-las na família e na comunidade. Claro que, primeiramente, devemos aconselhar a procura de um médico especializado, lembra.

A pedagoga Ana Maria Moreira Pontes ressaltou que atividades como esta são essenciais para o processo educativo. Pedimos para que nossos professores estejam sempre atentos às necessidades locais e atuais e sejam flexíveis para incluí-las nos conteúdos, finaliza.

Conjuntivite

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Em geral, acomete os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias, e não costuma deixar sequelas.

A contaminação do olho com bactérias ou vírus se dá por transmissão dos mesmos pelas mãos (manipulação do olho), toalhas, cosméticos (particularmente maquiagem para os olhos) ou uso prolongado de lentes de contato. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

É importante que, ao primeiro sinal da doença (irritação, vermelhidão ou secreção anormal), a pessoa infectada procure imediatamente o oftalmologista.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Karolina Gazoni e Rovena Storch

Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707

E-mail: kpgbissoli@sedu.es.gov.br / rsdamasceno@sedu.es.gov.br / gprosa@sedu.es.gov.br

Twitter: @sedu_es

Texto: Gustavo Rosa

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-es.jusbrasil.com.br/politica/6893370/escola-sebastiana-grilo-orienta-alunos-sobre-conjuntivite