Carregando...
JusBrasil - Política
17 de abril de 2014

Sexta-feira é dia de brote na Ceasa/ES

Publicado por Governo do Estado do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 3 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Além dos tradicionais hortigranjeiros à venda nos pavilhões da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), alguns produtores rurais e comerciantes apostam na comercialização de produtos típicos da culinária capixaba. Em destaque, pães e biscoitos produzidos de forma artesanal.

Há três anos, a agricultura Lúcia Stange, da localidade de Valão de São Pedro, em Santa Teresa, decidiu vender pães e biscoitos na Ceasa às sextas-feiras. A aposta deu certo e hoje os produtos são muito procurados por quem frequenta o local. No início, vinha com meu sogro para ajudar na venda dos produtos que temos na roça, como maracujá, aipim, inhame e chuchu. Hoje, além de ajudá-lo, trago o brote e os biscoitos, que incrementam nossa receita e agregam valor aos produtos, revela.

Dentre os produtos comercializados por Lúcia estão uma linha de brotes - pães feitos de fubá, batata-doce e inhame e também pão de banana, aipim e cenoura. Lúcia produz também biscoitos de maisena e a torta todesca conhecida como bolo ladrão e produzida com goiabada. Os produtos são assados em folha de bananeira no fundo da forma, importante para a qualidade. A agricultora vende, semanalmente, aproximadamente 65 pães e 15 pacotes de biscoito, com preços que variam de R$ 3,00 (unidade do pão) a R$ 9,00 (pacote grande de biscoito).

Na Ceasa também podem ser encontrados diariamente diversos tipos de queijo, requeijão, manteiga, mel e uma variada linha de doces prontos. Quem prefere produzir seus próprios doces pode encontrar no local matéria-prima como amendoim descascado, coco ralado e frutas de todos os tipos.

Raízes pomeranas

O brote (broud) é um pão de origem pomerana. Como não conseguiam produzir o trigo em clima quente, os pomeranos optaram por cultivar o milho e utilizá-lo na fabricação de pão. A fabricação do brote requer um ritual até ficar pronto. O fubá é feito no moinho tocado a água. O fermento é preparado com antecedência e depois são descascados e ralados ingredientes como batata doce, cará, inhame e mandioca, que serão adicionados à massa. Aí sim vai para o forno à lenha antes de ser degustado.

O brote pode variar de nome de acordo com os ingredientes, podendo ser também o "Mijabroud" (pão de milho) e o "Bananabroud" (brote de banana). Embora tenha mais divulgação em Santa Maria de Jetibá, o produto também é produzido por moradores das outras duas 'Santas' Santa Leopoldina e Santa Teresa e em Vila Pavão.

Dica de Receita

Torta todesca (ou bolo ladrão)

Ingredientes:

300 g de manteiga

1/2 lata de goiabada

200 g de açúcar

1 colher (sobremesa) de sal

3 ovos

1 colher (chá) de fermento em pó

1 kg de farinha de trigo

1 limão

Modo de Fazer:

Bater o açúcar com a manteiga, acrescentar os ovos e bater até formar um creme. Juntar o fermento em pó e a farinha de trigo, aos poucos, até a massa desprender das mãos. Reservar. Dissolver a goiabada com o caldo do limão, amassando bem com o garfo. Com mais da metade da massa forrar todo o fundo e as laterais de um tabuleiro baixo. Com a massa restante, enrolar tiras compridas. Reservar. Espalhar sobre a massa a goiabada dissolvida. Trançar as tiras formando quadrados, colocar sobre a massa e recheio que estão no tabuleiro e levar para assar no forno pré-aquecido.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação/ Ceasa-ES

Stephenson Grobério

(27) 3136-2321/ (27) 9780-7238

comunicacao@ceasa.es.gov.br

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-es.jusbrasil.com.br/politica/6799010/sexta-feira-e-dia-de-brote-na-ceasa-es