Carregando...
JusBrasil - Política
25 de abril de 2014

Escolas da rede estadual projetam suas ações para o reinício das aulas

Publicado por Governo do Estado do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 3 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Faltando pouco para o início do ano letivo de 2011 marcado para 07 de fevereiro as 584 escolas da rede estadual se preparam para receber os 300 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Professores, diretores e equipes pedagógicas das escolas já começam a projetar as ações. Não faltam ideias. O objetivo é avançar ainda mais na qualidade de ensino e na aprendizagem dos alunos.

Uma das unidades que fazem parte deste cenário é a Escola de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan, em Cariacica. A professora Ábea Carvalho, que ministra as disciplinas de Biologia e Ciências, está na expectativa para iniciar os trabalhos deste próximo período. Ela leciona para as turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, e para as 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.

Nas minhas aulas, deixo a forma tradicional de dar aula um pouco de lado e procuro explorar recursos como a música e as novas tecnologias. Levo o computador para a sala de aula, encaminho os alunos para a biblioteca, e faço questão de exibir vídeos com conteúdos variados. É uma forma que encontrei de apresentar o conteúdo de uma maneira diferenciada, mais próxima à realidade dos alunos, conta Ábea.

Ábea Carvalho

Para a professora, o ano de 2010 foi altamente positivo, graças aos projetos realizados pela escola, e que tiveram o objetivo de integrar as diversas áreas. Essa integração entre os professores é muito importante. Nós trabalhamos vários projetos juntos, como o Na Real, Gravidez na Adolescência Não é Legal, e o Família Presente na Escola, sem contar os passeios e visitas a exposições e a locais com apelo para a preservação do meio ambiente. Esse trabalho em equipe é fundamental, destaca.

Parceria

Ábea afirmou ainda que uma peça-chave para a garantia da qualidade na aprendizagem é a parceria entre a família e a escola. Na opinião de Ábea, os pais precisam acompanhar a vida escolar dos filhos durante todo o ano. Por isso, segundo ela, os professores sempre procuram reforçar a questão da importância da família presente na escola. A escola faz a sua parte, mas a família tem de ajudar, observa.

Uma das expectativas de Ábea, para o ano letivo de 2011, é que a parceria entre a família e a escola seja ampliada. Não basta apenas cobrar ao final do ano letivo, quando o pai vê que o filho passou ou não. É preciso que os pais acompanhem a vida de seus filhos o ano todo. Por isso, espero nesse ano contar com as famílias de nossos alunos cada vez mais perto, para que juntos consigamos garantir um bom aprendizado, disse.

Quem também tem expectativas positivas é a diretora da escola, Vera Lúcia Corrêa. Vamos começar o ano letivo em novas salas, que apesar de serem provisórias, são muito mais confortáveis. O prédio novo começa a ser construído em fevereiro e, ainda esse ano, devemos receber a nova quadra, o que é uma motivação a mais para o nosso trabalho. Além disso, vamos ter nossa Jornada Pedagógica para definir os projetos que serão trabalhados ao longo deste ano. Queremos integrar as disciplinas e motivar cada vez mais os nossos alunos realizando atividades dinâmicas como passeios, concursos, aulas de campo, entre outros. Queremos um 2011 cheio de conquistas, afirma.

Vera Lúcia e Ábea Carvalho

Ano Letivo 2011

De acordo com o Calendário Escolar, serão 203 dias letivos, exceto os reservados para a recuperação final. Também estão reservados dois dias para feriados municipais e ponto facultativo e um para o congresso do sindicato dos professores.

O sistema de divisão do ano em trimestres, adotado pela primeira vez em 2010, permanece. Outro destaque é que, a partir de um acordo, as datas do início das aulas e do período de férias de julho deverão ser as mesmas adotadas pelas secretarias de Educação dos municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha, Viana, Serra e Fundão.

Já os períodos de recuperação trimestral estão marcados para o intervalo de 24 a 30 de maio; de 13 a 19 de setembro; e de 09 a 15 de dezembro. As férias escolares, por sua vez, serão de 03 de janeiro a 1º de fevereiro, de 11 a 17 de julho e de 23 a 31 de dezembro.

A jornada escolar nos turnos matutino e vespertino, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio, é de 25 horas semanais, distribuídas em aulas com duração de 60 minutos. Já para o noturno, a jornada é de 20 horas semanais. A carga horária total para o ensino regular é de mil horas/ano e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 800 horas/ano.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Álvaro Muniz e Rovena Storch

3636-7705 / 7706

E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / rsdamasceno@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br

Texto: Elton Lyrio Morati

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-es.jusbrasil.com.br/politica/6499101/escolas-da-rede-estadual-projetam-suas-acoes-para-o-reinicio-das-aulas