Carregando...
JusBrasil - Política
16 de abril de 2014

Secretaria divulga o cronograma e as regras da Chamada Pública Escolar 2010

Publicado por Governo do Estado do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Nesta segunda-feira (28), foi realizada a solenidade de assinatura da Portaria Conjunta para a Chamada Pública Escolar (Dia C), na Grande Vitória, que acontece no período de 12 a 14 de novembro. no gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Além do secretário, Haroldo Corrêa Rocha, estiveram presentes os secretários de Educação dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Serra e Viana.

A Chamada é coordenada pela Sedu e tem como objetivo rematricular os alunos das redes de ensino estadual e municipal e atender crianças, jovens e adultos que ainda não estão na escola. A novidade deste ano é que o cadastro de novos alunos será realizado em escolas públicas da Grande Vitória, por meio de um sistema online, por meio do site da Sedu (www.sedu.es.gov.br), facilitando a armazenagem das informações.

O secretário Haroldo Corrêa frisou que é preciso dedicar um esforço importante para atender ainda melhor a população. O cronograma deste ano foi pensado para que os pais ou responsáveis tenham o tempo necessário para realizar a matrícula. Estamos dando um pequeno passo para facilitar a vida dos alunos, que é o cadastro online. O secretário disse, ainda, que a intenção, visando a Chamada Pública do próximo ano, é que a matrícula seja toda eletrônica.

Um outro ponto destacado pelo secretário está relacionado à responsabilidade da família com os prazos. Os pais ou responsáveis devem estar atentos aos prazos e permitir que o filho tenha acesso à educação desde o início do ano letivo. Teremos o Ministério Público como parceiro, visando à conscientização das famílias, frisa Haroldo Corrêa.

De acordo com a promotora, que atua no Centro de Apoio da Educação do Ministério Público Estadual, Maria Cristina da Rocha Pimentel, a conscientização é fundamental. A família precisa garantir esse direito dos jovens. Pretendemos explicar aos pais a importância de acompanhar todo o processo, desde a matrícula até o progresso nas aulas. Queremos explicitar que o estudo é um direito das crianças e adolescentes.

Maria Cristina também ressaltou que o Estado fornecerá vagas suficientes para atender a todos os alunos, principalmente os estudantes a partir de 6 anos de idade. Com esta parceria com a Sedu, muitos benefícios serão garantidos, conclui.

A subgerente de Inspeção Escolar da Sedu, Rita Altoé, afirma que mobilizar a sociedade para esta Chamada é de grande importância. Todos aqueles que não estão nas salas de aula, e buscam uma vaga, devem se informar acerca das datas e procedimentos para realização de matrícula, evitando quaisquer problemas.

Para a mobilização, o secretário garante que será realizada uma grande campanha nos meios de comunicação para que os alunos estejam matriculados antes do início do ano letivo.

De 13 a 19 de outubro, será realizada a rematrícula e o remanejamento dos alunos já matriculados. Já os alunos fora da escola poderão realizar a matrícula de 12 a 14 de novembro. Os alunos da rede particular que pretendem transferir-se para a rede pública deverão realizar a matrícula no período de 21 a 30 de dezembro.

Para implementar o Ensino Fundamental de 9 anos, exigido a partir do próximo ano em todo o País, a Sedu investiu, aproximadamente, R$ 3 milhões em 76 salas moduladas. E, na aquisição de 1.900 conjuntos de móveis, serão investidos R$ 600 mil.

Confira aqui a portaria da Chamada Pública Escolar.

Informações à Imprensa:

Álvaro Muniz e Daniele Bolonha

Tels: 27 3137-3598 / 3137-3656 / 9985-7783 / 9905-3637

E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br /

cmpoliveira@sedu.es.gov.br

Texto: Célia Pinheiro

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-es.jusbrasil.com.br/politica/3796126/secretaria-divulga-o-cronograma-e-as-regras-da-chamada-publica-escolar-2010