Carregando...
JusBrasil - Política
16 de abril de 2014

Rádio Espírito Santo inicia campanha contra o trote pelo telefone

Publicado por Governo do Estado do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Dando continuidade às ações educativas, a Rádio Espírito Santo realiza, durante o mês de maio, a campanha: Trote? Tô Fora!. O objetivo é colaborar com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) na conscientização da população a respeito dos prejuízos causados por causa dos trotes telefônicos.

A idéia da campanha surgiu durante uma entrevista realizada pelos comunicadores Eleisson de Almeida, Gilda Soares e Milson Henriques, com o diretor do Ciodes-190, major Nylton Rodrigues, no programa Diálogo Aberto, que vai ao ar diariamente às 11 horas.

O alto índice de trotes e ligações indevidas, recebidas diariamente pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190) continua sendo um dos maiores problemas enfrentados pela central de emergência. Das 10 mil ligações recebidas diariamente pelos atendentes do Ciodes, pelo menos 40% são consideradas trotes.

O trote é o grande problema que vem prejudicando o atendimento. Em 2008, com o aumento da divulgação sobre este tipo de crime, os trotes caíram e atendemos mais ocorrências solicitadas pela população. Em 2009 já se registra um aumento grande neste tipo de ligação e queremos reverter essa situação, declara o major Nylton Rodrigues.

Ele alerta que passar trote é crime previsto no Código Penal e destaca que existe um grande número de trotes passados por crianças. Temos certeza de que com a participação da Rádio Espírito Santo vamos ampliar o trabalho de conscientização que é realizado pela Sesp. O trote ocupa as linhas telefônicas e alguém, que realmente precisa, pode deixar de ser atendido, completou o diretor do Ciodes em entrevista realizada no dia 22 de abril.

Além das crianças, existem ainda aqueles trotes em que as pessoas ligam e desligam o telefone por brincadeira, e o mais perigoso de todos: a falsa notícia de crime.

Vale destacar, que de acordo com o Código Penal Brasileiro, existem dois tipos de penalidades, nos quais o cidadão que passa trotes está sujeito a ser preso e autuado:

Art. 266 - Interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento. A pena prevista é detenção de um a três anos, e multa. Aplicam-se as penas em dobro, se o crime é cometido por ocasião de calamidade pública.

Comunicação falsa de crime ou de contravenção :

Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. A pena prevista é detenção de 01 (um) a 06 (seis) meses, ou multa.

Acompanhe as informações pela 1160 AM e também através do site www.radioespiritosanto.com.br .

Informações à Imprensa:

Rádio Espírito Santo

Tel.: 3137-2908

Amplie seu estudo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-es.jusbrasil.com.br/politica/2598469/radio-espirito-santo-inicia-campanha-contra-o-trote-pelo-telefone