Carregando...
JusBrasil - Política
19 de abril de 2014

Adolescentes das unidades do Iases começam o trabalhar o tema Páscoa nas oficinas e na escolarização

Publicado por Governo do Estado do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Páscoa está chegando e os adolescentes do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) já começaram a trabalhar atividades com esta temática nas oficinas e na escolarização.

O tema começou a ser trabalhado nesta segunda-feira (23), na Unidade Feminina de Internação (UFI) e na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), e será debatido até o dia 09 de abril, mas os resultados dos trabalhos ficarão em exposição até dia 12, domingo de Páscoa.

Nas duas unidades, a temática está sendo trabalhada de forma integrada às disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, História e Matemática.

Os adolescentes da Unis estão escrevendo poesias sobre a Páscoa e lendo textos reflexivos, que buscam o resgate histórico de como a data era comemorada antigamente pelos judeus e católicos. Os debates estão acontecendo nas aulas de Português e História.

Já na UFI, além do aprendizado da história em torno da data comemorativa, as meninas ainda estão conhecendo um pouco sobre as tradições culturais de alguns estados para comemorar a Páscoa. Elas aprenderão uma receita de torta de repolho, que imita a torta capixaba, símbolo da culinária do Espírito Santo.

E para não errar na hora de preparar a receita, nas aulas de Matemática, elas vão aprender conceitos e noções de peso, quilograma e decigrama. As receitas da torta de repolho e da torta capixaba serão ainda temas de um folder turístico que será produzido pelas meninas nas aulas de Português e Inglês.

Ao fim da atividade, no dia 08 de abril, será realizado na Unidade um culto ecumênico em comemoração à Páscoa. As meninas também poderão degustar a torta de repolho que será preparada pelos funcionários para um almoço especial.

As meninas também estão confeccionando caixinhas e embalagens de papelão em forma de coelho, na Oficina de Artes, para presentear seus familiares.

Dia Mundial da Água

Antes da temática da Páscoa, de 17 a 20 de março, os professores da UFI e da Unis, trabalharam o tema Água nas oficinas e na escolarização, em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado no último domingo (22).

Os adolescentes produziram textos demonstrando bastante consciência sobre a importância do tema e também criaram painéis, desenhos, colagens e mensagens sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres humanos na Terra.

A música Planeta Água, de Guilherme Arantes, também foi apresentada aos adolescentes para abordar a questão desperdício. E assim como acontecerá com o tema da Páscoa, nas aulas de Matemática, os adolescentes aprenderam a fazer cálculos de litros e mililitros.

Os trabalhos sobre o Dia Mundial da Água ainda permanecem em exposição nas salas de aula das Unidades até a próxima sexta-feira (27).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Iases

Lorenza Rodrigues Grativol

Texto: Aline Pagotto

Tels. (27) /

lorenza.grativol@iases.es.gov.br

comunicacaoiases@yahoo.com.br

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-es.jusbrasil.com.br/politica/2057866/adolescentes-das-unidades-do-iases-comecam-o-trabalhar-o-tema-pascoa-nas-oficinas-e-na-escolarizacao