Carregando...
JusBrasil - Política
20 de abril de 2014

10º Encontro Estadual dos sem Terrinha Capixabas é realizado nesta quinta-feira (10)

Publicado por Governo do Estado do Espirito Santo (extraído pelo JusBrasil) - 6 meses atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Diversas oficinas educacionais e muita animação marcaram o 10º Encontro Estadual dos sem Terrinha Capixabas, promovido na tarde desta quinta-feira (10), na Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes). O evento reuniu aproximadamente 600 estudantes do ensino fundamental inseridos em 25 escolas situadas em áreas de assentamento rural do Estado.

Com a temática Sem Terrinha em ação: construindo alianças entre o campo e cidade, a finalidade do evento é promover momentos educativos entre os alunos por meio de atividades lúdicas, onde possam trocar experiências relacionadas a realidade de cada unidade de ensino, além de incentivar e promover o protagonismo político com base nas diretrizes do Movimento Sem Terra (MST).

Aqui é um espaço que vai além das brincadeiras de criança, pois o aluno também conhece um pouco mais sobre a realidade do movimento MST, fato que pode contribuir para o protagonismo político dentro e fora da escola, destacou o professor de Ciências, Josué Bayerl, atuante na Escola Estadual Assentamento União, situado em Conceição da Barra.

As crianças participaram de oficinas de Linguagem Brasileiras de Sinais (Líbras), Língua Estrangeira (Inglês), cultura capixaba, leitura e interpretação de textos com a temática, dentre outras atividades coletivas.

Lorena Santana Alves, de 15 anos, aluna da Escola Estadual Valdicio Barbosa dos Santos, revela que esta é a segunda vez que participa da ação, que proporcionou muita novidade para a jovem.

Aqui aprendemos que a criança não deve se preocupar em brincar ou somente estudar. É preciso também ter interesse pela política para que assim futuramente sejamos cidadãos conscientes e que irão contribuir para a melhoria das comunidades inseridas no MST, destacou.

Nesta sexta-feira (11) os participantes irão conhecer o Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), em Vitória e em seguida, vão até o Palácio da Fonte Grande, onde serão apresentadas a propostas em prol da educação campesina.

Nunca participei de um momento como este e espero ter um aprendizado que venha contribuir de maneira significativa para a minha formação social, finalizou Ronan Monteiro Alves, 14 anos, aluno da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, em São Mateus.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://gov-es.jusbrasil.com.br/politica/104358735/10-encontro-estadual-dos-sem-terrinha-capixabas-e-realizado-nesta-quinta-feira-10